terça-feira, 26 de maio de 2009

Michael O'Shea - Dome Records - Inglaterra - 1982

IMG_0963

Apresento pra vocês, com muito orgulho, este que é um dos discos mais raros que possuo.
Não significa que seja valioso, apenas que é super obscuro.
Mas por trás de todo musico obscuro existe uma estória interessante.
Michael O'Shea nasceu na Irlanda do Norte em 1947 mas cresceu na República da Irlanda.
Afim de conhecer o mundo se ingressou no Exército Inglês mas sua passagem por lá
foi catastrófica. Logo logo foi levado a Corte Marcial e preso por 2 anos.
Saindo de lá mudou-se para Londres onde rapidamente se misturou com a cena FOLK
e fez amizade com músicos como: Ewan MacColl e Peggy Seeger.
Em meados dos anos 70 e foi para Bangladesh como voluntário e logo acabou voltando
com disenteria, Hepatite e uma cítara.
Mesmo convalescente acabou aprendendo a tocar o instrumento.
Em seguida viajou pela Europa e pelo Oriente Médio.
Na França, viajou com um Algeriano que tocava um obscuro instrumento de seu país
chamado Zelochord.
O'Shea teve a idéia de inventar um instrumento que fosse uma mistura de Zelochord,
Saltério Martelado e Cítara e o resultado foi o seu instrumento que nomeou de MO CARA,
o que em Gaélico significa "Meu Amigo".
Voltando para Londres seu instrumento chamou muita atenção e atraía multidões
pelas ruas em que ele se apresentava.
Logo arrumou um agente, Ronnie Scott, que era fascinado pelo seu instrumento e este
acabou por descolar uma abertura de show do famoso Ravi Shankar no Royal Festival Hall.
Outra coisa memorável foi participar de um projeto de Rick Wakeman, mesmo que sua
participação tenha sido descartada posteriormente.
Tudo parecia promissor mas ele se frustrava com o fato de não ver sua carreira decolar,
sendo assim, voltou a tocar nas ruas, onde se sentia mais realizado.
Uma vez, enquanto tocava no Covent Garden, foi notado por Tom Johnston que era dono
do selo Dome Records que o acabou convencendo a gravar um álbum (este em 1982).
Posteriormente participou em discos de outros artistas e começou a se envolver com
a emergente cena RAVE inglesa.
Em dezembro de 1991, foi fatalmente atingido por uma Van em Londres.
Sua morte aconteceu 2 dias após o incidente.
...

Em 2002 seu disco foi relançado de forma independente com algumas faixas bonus.

IMG_0964

Tracklist:
01 - No Journeys End
02 - Kerry
03 - Guitar Nº 1
04 - Voices
05 - Anfa Dásachtach

ouça aqui

6 comentários:

Rafael Marquee disse...

Eu tenho esse disco há algum tempo.

Acho bem legal.

Esse disco foi produzido pelo DOME ( Lewis/Gilbert), mas nada tem a ver com os projetos do DOME, ou solos do Gilbert, etc.

pb disse...

Vc tem esse vinil?

Rafael Marquee disse...

tenho sim.

Comprei esse disco tem uns dois anos, acho.

pb disse...

Nossa, que bacana!
Então não existe apenas o meu no Brasil.
Bom saber que ele não está sozinho, rs

Rafael Marquee disse...

heheehe

Paulo, eu já tive essa idéia de "só eu tenho tal disco" algumas vezes, mas sinceramente, depois de vasculhar e conhecer tanta gente que se "esconde", eu simplesmente desisti dessa idéia...Hoje não tenho idéia, por exemplo, de qual disco mais difícil ou raro que eu tenho...Esse disco talvez pode estar na mão de algum maluco em Salvador, ou d eum hippe em Recife, ou no Acre, sei lá!

pb disse...

É verdade, não dá pra se ter muito controle sobre isso, mas acho q dá pra se ter uma idéia. O mais bacana disso tudo é justamente a surpresa agradável quando se encontra os discos e as pessoas!

 
Music Top Blogs